domingo, 18 de dezembro de 2011

Fodsels number

Pergunta: Quando chegamos à Noruega e nos inscrevemos na polícia para obter um nº de identificação, com o qual abrir conta bancária, etc, é necessário pagar algo?
Alguém pode descrever os passos a dar quando chegamos e quais os custos envolvidos?


Respostas de algumas portugueses que já estão na Noruega:
Só podes ir à Policia fazer o registo depois de teres o contracto de trabalho..(penso eu, pelo menos foi assim comigo) e para abrir conta no banco depende muito da pessoa que te atender lá no banco, uns querem obrigatóriamente contracto de trabalho, registo na policia passaporte, e o Fodsels number e fotografia de pass). No caso de ir para a Noruega estudar, não faço a minima ideia como é. Mas no caso de ir trab. para a noruega o primeiro passo será, arranjar contracto de trabalho e só depois ir pedir o Fodsels number, e depois ir ao banco abrir conta. (pelo menos foi assim comigo). Para tudo isto é preciso uma morada na noruega e de preferencia um nº de telémóvel norueguês. Mas podes procurar trabalho sem registo na policia e sem o Fodsels number, é preciso explicar isso na empresa que te aceitar como trabalhador, e logo que começes a trabalhar eles devem dar-te um contracto para ires tratar de toda a papelada.

 De acordo com o UDI, podes ficar ate seis meses na Noruega, sem estares registado na policia, desde que estejas inscrito na NAV, como desempregado e que estas a procura de trabalho.

Os membros da UE podem ficar na Noruega 3 meses no máximo como turistas. No banco Bien não exigem contrato de trabalho. Fantástico :)

Sim . E eu abri conta no storebrand.no sem contracto de trabalho, e com o passaporte. Mas tambem coloquei la o deposito da casa junto com a senhoria. Isso ë que ë bastante importante, tem que se trazer passaporte para tudo!

O BI nao chega...nem para o NAV, nem para o SKATT, nem para o UDI, nem para bancos, etc etc..o teu BI aqui nao vale nada..nem querem olhar para ele!!
se queres saber em promenor tudo o que podes esperar e as burocracias a tratar vai aqui http://www.oslo.kommune.no/english/immigrants/

1 comentário:

  1. Olá! Gosto muito deste blog :) Também sou psicóloga clínica e tenho algumas questões. Será que não te importas de ficar com o meu mail para que podermos falar? agradeço muito

    soraiabasso@gmail.com

    ResponderEliminar