quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cerca de 1 ano...!!

Daqui a 1 ano espero ter tudo prontinho e já com o bilhete na mão compado para ir para a Noruega!
Entretanto dedico-me às pesquisas e a conhecer melhor como as coisas funcionam pela Noruega…
Para os Psicólogos serem reconhecidos na Noruega precisam de se inscreverem no famoso site www.safh.no. Aqui obtemos licença e autorização para trabalhar. É necessário:
- Cópia do passaporte (Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão);
- Cópia de todos os papéis relativamente à nossa formação escolar, original e traduzido na versão inglesa ou norueguesa;
- Cópia de todos os sítios trabalhados que seja relevantes, original e traduzido na versão inglesa ou norueguesa;
- Pedem também a cópia do “Certificate of Current Professional Status (CCPS)”, inferior a 3 meses (esta não faço ideia do que é).
Depois disto tudo basta enviar para os serviços do site.
Se tiverem algumas dúvidas podem enviar email para: postmottak@safh.no. Os serviços que tenho contactado são sempre muito rápidos a responder, no dia a seguir já temos respostas, tal e qual como cá…
Estas qualificações até serem aceites, demoram mais ou menos uns 3 meses a serem verificadas, por isso é preciso tempo…

6 comentários:

  1. Olá!Também eu estou a pensar emigrar para a Noruega, sabe se reconhecem habilitações de professora para jardins de infancia? Tenho pesquisado..mas não encontro!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Sim eles devem reconhecer... Porque não envia um email à embaixada da Noruega aqui em Portugal?

    De certeza que ajudam! A mim respondem-me sempre ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Venho agradecer o conselho, enviei email para a embaixada e responderam bem rapidinho (da noite para o dia )!Dia 21 vou a um encontro que a embaixada vai organizar em Aveiro..vamos lá ver que tal corre :)
    Estou ansiosa:)

    Filipa

    ResponderEliminar
  4. Hei/Olá :) Antes de mais, parabéns por este maravilhoso blog. Tal como tu, estou na área de Psicologia e pretendo emigrar para a Noruega :))

    Tenho algumas dúvidas básicas (comecei hoje a pôr em prática os meus planos, ou seja, a começar a estudar as possibilidades...) que talvez me possas responder facilmente, uma vez que estás na minha área:

    Um psicólogo clínico estrangeiro pode exercer na Noruega? Arranja emprego com facilidade? Sempre achei que era uma área muito ingrata no que toca aos empregos no estrangeiro, uma vez que por mais fluência que se tenha, é preciso um tacto diferente na área de saúde..

    Eu ainda sou estudante do mestrado integrado..No entanto, viver na Noruega, esteve sempre nos meus planos e como tal estou a encaminhar o meu futuro académico em torno de uma possível emigração e gostava de esclarecer as possibilidades, consoante os ramos da Psicologia.

    Por exemplo, um psicólogo das Organizações terá mais facilidade em arranjar emprego?

    Desde já, um grande obrigada por este maravilhoso blog e desejo-te as maiores felicidades :D

    takk takk :D

    ResponderEliminar
  5. Olá

    É verdade que os psicólogos sofrem um pouco na procura de emprego no estrangeiro. Neste caso é obrigatório falar Norueguês!

    Empregos para psicólogos há muitos, é só consultar o finn.no :)

    Depois há que pedir o reconhecimento do curso lá, mais uns testes de língua... mais um meses de espera...

    O melhor é começar a tratar destas coisas antes de ir para a Noruega!!

    Obrigada pelo seu elogio ;)

    Vou tentar actualizar mais estas informações...

    ResponderEliminar
  6. Ola a todos :)
    Eu tb sou psicólogo educacional, e considero que para emigrar com este curso não é nada fácil. Mas pelo que vi alguns de vocês já devem andar pela maravilhosa Noruega. E então foi fácil encontrar emprego na área (Psicologia), que língua falam o Inglês ou norueguês?
    Também penso ir para aí e sei que há muita falta de educadores de infância e pelo que vi no "portugueses pelo mundo" em Oslo são logo 2 homens educadores de infância, será que é mais fácil começar em educador de infância e depois tipo evoluir?
    Abraços

    ResponderEliminar