quinta-feira, 9 de junho de 2011

Manual de sobrevivência no Inverno Norueguês

Regra número 1: Deixar a elegância parcialmente de lado. Esquecer botas, sapatos de salto agulha, meias-calças fininhas, casaquinhos curtinhos e justos, saias e minissaias. Para nos protegermos do frio temos que nos sujeitar a usar roupas menos elegantes e mais quentes.

Peça fundamental número 1: Calça de lã. Podemos optar entre a meia calça de lã ou uma calça de lã. São óptimas para se usar debaixo de calças de ganga ou com um leggings, caso se aventure a usar uma saia. Existem vários modelos, desde os escuros para todo tipo de situação até os mais delicados, em cores claras e com detalhes em renda.

Peça fundamental número 2: Meias de lã até a canela. Nada de usar meias soquete de algodão fininhas, no inverno temos que usar meias de lã grossas que vão até a canela e que escorreguem.

Peça fundamental número 3: Uma boa camisola de lã. Embora faça um frio terrível na rua, dentro das lojas e dentro das casas há aquecedores que mantém a temperatura sempre alta, por volta de 25 graus Celsius. O melhor a se fazer é usar um top ou uma blusa fina por baixo, uma camisola de lã e um casaco, assim podemo-nos refrescar tirando o casaco e/ou a camisola de lã caso esteja muito quente.

Peça fundamental número 4: Um bom casaco de inverno. As mais tradicionais podem escolher um casaco de lã e as mais desportivas podem escolher uma jaqueta que parece um edredom, por que é estofada com penas de ganso. Também existem casacos compridos de penas de ganso que ficam muito elegantes e são bem quentinhos. Há a opção de capuz para as que não gostam de gorros e boinas.

Peça fundamental número 5: Cachecol de lã. O melhor é comprar/tricotar cachecóis de várias cores para combinar com a roupa do dia. Proteger o pescoço é importantíssimo, por que se você sentir frio no pescoço não importa o quão quentes sejam o casaco e o camisola de lã, vamos começar a sentir frio no corpo todo. O bom do cachecol é que você pode tirá-lo facilmente quando sentir calor.

Peça fundamental número 6: Luvas de lã ou de couro. O melhor modelo de luvas são as "votter", as que só tem o polegar. Essas luvinhas aquecem muito mais que as luvas comuns. As de couro não aquecem tanto, mas servem para guiar ou para estarmos mais elegantes.



Peça fundamental número 7: Gorros e/ou boinas. Assim como os cachecóis, é bom ter gorros e boinas de várias cores. Os gorros devem proteger as orelhas também, pois quando está muito frio elas podem congelar!

Peça fundamental número 8: Um bom par de botas / sapatos de inverno. Forrados por dentro ou de couro mais elegantes. 



Peça fundamental número 9: Os brodder, uma peça que se coloca na sola dos sapatos que contém ou tachinhas ou metal que protegem contra quedas no gelo. O ideal para fazer compras, para sair e entrar nas lojas, é o modelo que é mais fácil de tirar e por;



Mas para as caminhadas e para trabalhar há outro modelo, que dá mais trabalho para tirar e pôr.




Peça fundamental número 10: Essa não é exactamente relacionada ao inverno, mas sim à escuridão que assola a Noruega entre Outubro e meados de Março. Trata-se do refleks, uma peça fluorescente que se prega ao casaco ou à bolsa e faz com que os motoristas te vejam andando na rua e não te atropelem. 





Sem comentários:

Enviar um comentário