quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atendado Oslo e Utoya

"Breivik confessou ser o autor da bomba que rebentou no coração da capital norueguesa e do massacre na ilha de Utoya onde estava reunida a juventude Trabalhista norueguesa, mas declara-se inocente perante as acusações de terrorismo. Morreram 68 pessoas deste duplo atentado.
Breivik argumenta ter actuado para salvar a Europa daquilo que descreve como “colonização muçulmana”.
Ontem foi noticiado que o advogado de Breivik vai aconselhar o seu cliente a alegar insanidade. O causídico descreve-o como uma pessoa “muito fria”, que disse que os atentados, por “horríveis” que fossem, eram “necessários”.


"Em declarações à BBC, o psicólogo forense Ian Stephen descreveu o documento como “a coisa mais assustadora” que já leu. “Foi escrito por um homem que é absolutamente meticuloso no desenvolvimento da sua filosofia e investigou tudo, claramente isolado durante um longo período de estudo, pesquisando na Internet, lendo livros” para formular uma teoria e um plano “para dominar o mundo totalmente convertido num modo louco e super-complicado”, comentou.
Há basicamente três diagnósticos que poderiam ser feitos neste caso, afimrou pelo seu lado o professor de psiquiatra forense na Universidade de Londres Jeremy Coid: “psicose paranóide, grave personalidade narcisista ou doença de personalidade esquizóide”.
Já Daniel Zagury, o chefe de serviço do centro psiquiátrico de Bois-de-Bondy e que já foi consultado em processos judiciais em França, garante que Breivik "não é um doente mental". "Não é um assassino em série, que vai matando uma pessoa de cada vez por razões que lhe são obscuras. No caso da Noruga, trata-se de um assassino em massa que executa um grande número de pessoas num espaço de tempo muito curto", explicou em declarações ao site do diário "Figaro". No plano médico legal, explicou Zagury, "trata-se de uma acção que foi longamente preparada e que tem como base uma ideologia odiosa", sublinhou. "O nível de preparação elimina formalmente a hipótese de uma acção exclusivamente delirante." Alguns comentadores alertavam entretanto para os perigos de ver a acção à luz da saúde mental e marginalizar a retórica anti-islão do extremista."


Não vou comentar muito mais esta notícia...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Reconhecimento das qualificações profissionais de saúde

Descobri outro site com informações super interessantes para quem quem ir para a Noruega: http://www.norway.no/oss/#a3203




Para o reconhecimento das qualificações profissionais de saúde, é necessário entrar em contacto com "Safh - Registo Norueguês do Pessoal de Saúde" (Statens autorisasjonskontor para helsepersonell). http://www.safh.no/english/index.html
Eles dão autorização e conselhos sobre licenças para o pessoal de saúde na Noruega.  


Para os psicólogos é ir ao link: http://www.safh.no/english/index.html